quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Coisas Boas Acontecem em Agosto (e em todos os outros meses) - Dia 25.

Retrato de Galileu por Giusto Sustermans
Estamos na reta final de Agosto mas as coisas boas não param. Hoje falamos do homem que nos ajudou a enxergar melhor o céu e, apesar dos protestos da Igreja Católica, colocou a Terra no seu devido lugar.

Em 25 de Agosto de 1609, Galileu Galilei mostrou seu primeiro telescópio para um grupo de legisladores venezianos. Galileu foi um foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que fez enormes contribuições ao progresso científico.

Em 1609, construiu um telescópio muito melhor que os existentes e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações Plêiades, Órion, Câncer e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus. As descobertas foram publicadas no livro "Siderus Nuntius" ("Mensageiro das Estrelas"), em 1610.

A partir de suas descobertas astronômicas, defendeu a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária ao dogma da Igreja, foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar (abjurar) suas idéias publicamente. Foi banido para uma vila de Arcetri, perto de Florença, onde viveu em um regime semelhante à prisão domiciliar.1

 1. Uol Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.