segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Agosto

Em Agosto de 2010 eu encontrei uma pessoa que detesta o mês de Agosto com todas as suas forças. Segundo ela, nada de bom acontece em Agosto. Não sei porque ela pensa assim: talvez, por uma série de coincidências infelizes, coisas ruins acabem acontecendo com ela em agosto. Talvez seja percepção seletiva. Ou superstição pura e simples. Não sei e não perguntei.

Agosto tem uma fama ruim. Ele ainda é chamado de "mês de desgosto" ou "mês de cachorro louco" por muita gente.

Eu sempre gostei de Agosto: é o mês do meu aniversário, de pessoas queridas da minha família e amigos; é também o mês de outras datas comemorativas bacanas que divido com minha esposa. Mas é só. Com exceção dessas datas que coincidentemente cairam nesse mês não tenho nenhum motivo especial para gostar ou desgostar de Agosto.

E acho que, com exceção de vitórias ou tragédias pessoais, ninguém deveria ter nenhum motivo para odiar ou amar Agosto - ou qualquer outro mês já que estamos nesse assunto. Meses são unidades de tempo mais ou menos arbitrárias, definidas muitos anos atrás por pessoas que já morreram faz muito tempo e não tem absolutamente nada em especial. Claro, algumas delas marcam início e fim de colheitas ou divulgação de dados financeiros ou... mas no fim do dia, essas coisas também acontecem em meses especificos por coincidência ou por algum outro motivo que não tem nada de mistico ou sobrenatural.

Depois de argumentar um pouco com essa pessoa eu desisti de tentar mostrar que não há nada de especial em Agosto. Ela tem os motivos dela. Mas tive uma idéia para um projeto pessoal: a cada dia de Agosto vou escolher uma coisa boa que tenha acontecido naquele dia e falar um pouco sobre ela. Ao final de Agosto de 2011 eu espero ter uma coleção de 31 motivos que fazem de Agosto um mês como outro qualquer.

Não, eu não acredito que o inverso é verdadeiro. Eu não acredito que porque meu aniversário é em Agosto ou que algumas coisas boas aconteceram em Agosto que ele seja um mês melhor que os outros para a Humanidade. Afinal, para cada coisa interessante que eu divulgar talvez outra horrível tenha acontecido. E esse é exatamente o ponto: contra o pensamento supersticioso que nos atrasa eu quero mostrar que Agosto é um mês como outro qualquer, sem forças misticas ou misteriosas que o tornem melhor ou pior que qualquer outro mês. Se coisas boas ou ruins que independem de nós acontecem neste ou naquele mês é por força do acaso e se temos vitórias para celebrar nesta ou naquela data é por mérito nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.