segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth

Call of Cthulhu Dark Corners of the Earth é um jogo lançado para PC e XBox original em meados dos anos 2000. O jogo foi desenvolvido pela falecida Headfirst Games e publicado pela Bethesda Softworks. Ele é baseado no Mitos de Cthulhu do escritor de histórias fantásticas e de horror Howard Phillip Lovecraft.

O jogo tem uma história fantástica e faz um ótimo trabalho em capturar o clima das histórias de Lovecraft: uma tensão constante, um horror não explicito e a sensação de impotência diante de poderes muito maiores que a humanidade possui. A imersão é quase total: os cenários são bem construídos, as músicas combinam bem e, grande inovação, apesar de ser um First Person Shooter não há nenhum HUD. Você o mundo sem informações de barra de vida, sem mira, sem informação de munição.

Apesar de todos esses pontos positivos o jogo tem defeitos que em alguns momentos quase arruinam a experiência. Os gráficos não são tão bons e o jogo tem vários bugs que quase impedem seu progresso.

Esse foi um dos únicos projetos da Headfirst, uma divisão de outra companhia criada para fazer jogos do gênero. O longo tempo de desenvolvimento de Dark Corners of the Earth comprometeu a empresa financeiramente e ela faliu logo depois do lançamento do jogo.

Eu gostaria muito de ver um postmortem de Call of Cthulhu Dark Corners of the Earth. Me parece que os gráficos seriam fantásticos se o projeto não tivesse se estendido tanto e o jogo tivesse sido lançado alguns anos antes. Além disso, os problemas técnicos como bugs, saves corrompidos e outros parecem ter chegado na versão final por falta de testes. Eu gostaria muito de saber se o projeto se estendeu por falta de dinheiro ou se faltou dinheiro porque o projeto durou demais e o que os desenvolvedores aprenderam no processo.

De qualquer forma, é um grande jogo e uma experiência única. Se você é fã desse genêro de games ou de H. P. Lovecraft esse é um jogo imperdivel. Existe um patch não oficial disponível na internet que conserta boa parte dos piores problemas. Procure por ele e divirta-se.


Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.