quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Em Quem Você Confia?



Com data de lançamento anunciada para Novembro de 2010, DC Universe Online é um MMORPG ambientado no universo em quadrinhos da DC. Desenvolvido pela Sony Online Entertainment, o jogo dará ao jogador a chance de criar seu próprio avatar como herói ou vilão, seguir os passos de Batman e Superman ou Lex Luthor e Coringa e enfrentar ou se aliar a milhares de outros jogadores num ambiente imersivo e persistente.

Um vídeo de seis minutos com o título Who Do You Trust (Em Quem Você Confia) foi lançado para divulgar o jogo. O vídeo mostra o que parece ser a batalha final em uma longa guerra entre os heróis da Terra e um grupo de super vilões liderado por Lex Luthor.

Apesar de curto ele conta uma história muito definida. Aprendemos que Luthor aumentou seus esforços para derrubar o Superman e organizou outros super vilões para ajudá-lo. Sabemos que isso resultou numa guerra que destruiu pelo menos Metropólis, o campo dessa batalha final, e que o Superman está num "auto imposto exílio". O vídeo também mostra que um grupo de heróis liderados pelo Batman enfrentam ferozmente Lex Luthor e seus comparsas.

O vídeo é tecnicamente impressionamente: mesmo em HD eu esqueci que estava assistindo uma animação gerada por computador tal o nível de detalhes de imagem e som. A narrativa também não fica atrás. Se há quase nenhum diálogo antes do último minuto do vídeo isso é compensado pela quantidade de detalhes mostrados. A batalha é mostrada de um ponto de vista muito próximo e em alguns momentos parece ser vista pelas lentes de um correspondente de guerra.

Assisti Who Do You Trust pela primeira vez a 1 da manhã de um sábado. Ao terminar de assistir eu olhava para o monitor, queixo caído, sem acreditar no que tinha acabado de ver. A luta desesperada dos heróis e o desfecho inesperado da história quase me trouxeram lágrimas aos olhos. Eu vi e revi várias vezes seguidas e a cada vez que assistia eu percebia um detalhe diferente, deduzia um pouco da história antes da batalha, ficava maravilhado com alguma sequencia rápida que ainda não havia percebido.

O que mais chama a atenção é a falta de restrição dos heróis. O Lanterna Verde arremessa o Adão Negro pelas ruas, derrubando o que sobrou de prédios, Batman bombardeia o Planeta Diário para atingir o Lex Luthor. Há uma violência sem precedentes de ambos os lados.

Metropolis está em ruinas e não há civis a vista. Isso ajuda a explicar a violência dos heróis mas há algo mais. Basta ver o rosto de cada um deles: eles estão cansados. Furiosos. Os limites que eles se impunham foram derrubados por uma longa campanha e sucessivas batalhas contra as forças do mal. O Arqueiro Verde aparece tombado, possivelmente morto, no começo do vídeo. Quantos outros amigos, companheiros e parentes morreram?

Esse é um mundo em que o Flash, o homem mais rápido do planeta, sente a necessidade de usar uma armadura. Um mundo em que finalmente testemunhamos o Homem de Aço lutando com raiva, sem se conter: ele usa sua visão de calor no rosto do seu oponente e brada em alto e bom som que Lex Luthor "não merece viver".

É um mundo onde há um mal maior. E é um mundo em que aparentemente a única pessoa que pode fazer algo para ajudar a evitar esse mal maior é o próprio vilão por trás de tanta destruição: Lex Luthor.

Espero que ao ser lançado, o jogo se mostre a altura de um prólogo tão poderoso e que ele leve os jogadores a um mundo de batalhas valorosas que sejam tão dignas de se contar quanto a história de Who Do You Trust. Já existem videos de gameplay disponíveis. Comentarei um pouco a respeito deles e também os pontos mais interessantes de Who Do You Trust em posts futuros.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.