quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Eleições: os Votos Brancos e Nulos.

Em época de eleições, uma campanha corrente incentivando as pessoas votarem branco ou nulo costuma circular pela internet. O objetivo é até nobre: mostrar nosso descontentamento com a qualidade dos candidatos e a situação do país através da anulação da eleição. De acordo com essa campanha, se houver uma determinada porcentagem de votos brancos e nulos a eleição é anulada e uma nova é convocada.

O problema é que essa campanha é baseada num interpretação errônea da lei.

Eleições são anuladas em situações muito especificas e maioria de votos brancos e nulos não é uma delas. Votos brancos e nulos apenas não são computados. Ou seja, se numa determinada seção eleitoral houver 100 votantes, 3 pessoas votarem no candidato a, 1 pessoa no candidato b e o restante votar em branco, o candidato a ganha a eleição.

Há um tipo de FAQ (Frequently Asked Questions) na seção Escola Judiciária Eleitoral do site do Tribunal Superior Eleitoral que esclarece a questão dos votos brancos e nulos:

http://www.tse.gov.br/eje/html/info_eleicoes3.html


1. VOTAR NULO CAUSA ANULAÇÃO DE ELEIÇÃO?

Não. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição.

2. QUAIS AS PRINCIPAIS HIPÓTESES DE ANULAÇÃO DE VOTOS?

São susceptíveis de anulação os votos obtidos por candidato que vier a ser condenado por compra de voto, por abuso do poder econômico ou por interferência do poder político ou de autoridade. E o Código Eleitoral, o artigo 222 prevê também que é anulável a votação quando houver fraude ou coação.

Um amigo escreveu um excelente artigo sobre esse ponto. O artigo, juntamente com link para o blog, estão abaixo. Eu recomendo a leitura: além de explicar os conceitos de votos brancos, nulos e nulidade de eleição o artigo tem o texto da lei comentado:
O Voto Nulo, o Voto em Branco, a Ignorância e a Desinformação

Esse post vai ser um pouco maior do que eu costumo fazer, mas acho importante não deixar nada de fora. Sintam-se a vontade para acrescentar informações utilizando os  comentários.

Após uma conversa com uma amiga, percebi que muitas pessoas não têm claros os conceitos de Voto em Branco e Voto Nulo, tampouco a (nenhuma) função política deles no Brasil de hoje.
O voto em branco é uma opção válida dentre as possíveis no nosso sistema eleitoral. É um voto que não é computado.
O voto nulo não é uma opção válida dentre as possíveis no nosso sistema eleitoral. Ele é um “erro” durante a votação. Antigamente, quando as cédulas de votação eram de papel, consistia em rasuras, ou mal preenchimento. Hoje, consiste numa entrada errada durante a votação mediante confirmação. É um voto que não é computado.
Ambos tem uma coisa em comum: resultam num voto que não é computado para NADA, a não ser estatísticas.
Fica bem claro segundo a Lei 9504 de 30 de Setembro de 2007:
Art. 2º Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
Art. 3º Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos.
No sentido prático diante da eleição, votar em branco ou nulo não faz absolutamente a menor diferença. No final das contas, constará como uma estatística noticiada. Ao contrário do que muitos pensam, não existe nenhuma ação tomada quando a quantidade de votos nulos ou brancos atinge um certo número. A quantidade de votos válidos (100%), tem esse número subtraido. Ou seja: o candidato continuará sendo eleito pela maioria dos votos válidos. O “protesto”, não serviu para absolutamente nada.
O voto nulo como ERRO de digitação nem é tratado na constituição. A NULIDADE de voto, sim. São conceitos diferentes, e o conceito de nulidade também é bem definido na lei 4737, capítulo VI:
CAPÍTULO VI
DAS NULIDADES DA VOTAÇÃO
Art. 219. Na aplicação da lei eleitoral o juiz atenderá sempre aos fins e resultados a que ela se dirige, abstendo-se de pronunciar nulidades sem demonstração de prejuízo.
Parágrafo único. A declaração de nulidade não poderá ser requerida pela parte que lhe deu causa nem a ela aproveitar.
Art. 220. É nula a votação:
I – quando feita perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituída com ofensa à letra da lei;
II – quando efetuada em folhas de votação falsas;
III – quando realizada em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas;
IV – quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrágios.
V – quando a seção eleitoral tiver sido localizada com infração do disposto nos §§ 4º e 5º do art. 135. (Incluído pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
Parágrafo único. A nulidade será pronunciada quando o órgão apurador conhecer do ato ou dos seus efeitos e o encontrar provada, não lhe sendo lícito supri-la, ainda que haja consenso das partes.
Art. 221. É anulável a votação:
I – quando a seção eleitoral tiver sido localizada com infração do disposto nos §§ 4º e 5º do art. 135. (Revogado pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
I – quando houver extravio de documento reputado essencial; (Inciso II renumerado pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
II – quando fôr negado ou sofrer restrição o direito de fiscalizar, e o fato constar da ata ou de protesto interposto, por escrito, no momento: (Inciso III renumerado pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
III – quando votar, sem as cautelas do Art. 147, § 2º. (Inciso IV renumerado pela Lei nº 4.961, de 4.5.1966)
a) eleitor excluído por sentença não cumprida por ocasião da remessa das folhas individuais de votação à mesa, desde que haja oportuna reclamação de partido;
b) eleitor de outra seção, salvo a hipótese do Art. 145;
c) alguém com falsa identidade em lugar do eleitor chamado.
Art. 222. É também anulável a votação, quando viciada de falsidade, fraude, coação, uso de meios de que trata o Art. 237, ou emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágios vedado por lei.
  • Voto nulo.
  • Nulidade de voto.
Dois conceitos, tão diferentes entre si, mas parecidos o suficiente para os ignorantes de plantão os confundirem e difundirem a informação errada.
Espero ter deixado isso bem claro.
Não existe justificativa lógica para votar nulo ou branco, a não ser querer aumentar um número estatístico (que, infelizmente, o povo brasileiro não sabe interpretar).
O voto nulo/branco no Brasil hoje, é o único voto 100% perdido. É a única opção que é pura derrota. É seu fracasso como cidadão. Se você acha que não existe candidato que mereça seu voto, ao menos utilize-se da inteligência: vote naquele que oferece mais perigo para o candidato que você MENOS quer no poder.
Portanto leia e entenda a Lei. Esse site contém a compilação da nossa constituição. É facilmente navegável e bem claro.
Olhe para dentro de si e considere as consequencias dos seus atos. Pé no chão. Honre aqueles que lutaram e morreram para que hoje, você tenha a liberdade de fazer qualquer coisa. Respeite seus compatriotas.
Isso é apenas a interpretação da lei. Votar nulo não cancela eleição. O que anula votação são casos de fraudes, abusos e outros, descritos na lei. Por favor, faça a sua parte e esclareça as pessoas que acreditam que anular voto anula eleição. Voto em branco é voto jogado no lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.