quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O legal e o surreal.

Surreal.

Foi assim que um amigo meu chamou minha estante quando me visitou pela primeira vez (mudei pra uma cidade afastada e desde minha mudança, anos atrás, era a primeira vez que surgia a chance de uma visita). Porque? Bom, eu tenho uma estante pequena, 4 prateleiras, estreita. As duas primeiras estão tomadas de dvds, a terceira e a quarta com jogos de Playstation 2. A última, na época, estava vazia. Agora está lentamente sendo ocupadas com jogos de XBox 360. Todos originais. De acordo com meu amigo, isso é surreal.

Isso mesmo.

De acordo com um dicionário que consultei surreal é 2. Que causa ou denota estranheza, não pertencendo à esfera do real. = absurdo, bizarro, estranho s. m. Ou seja, uma estante com jogos e dvds originais é estranha, bizarra na visão desse meu amigo.

Não é a primeira vez que me sinto uma aberração por não comprar piratas.
Certa vez, emprestei o God of War 2 (original) pra um amigo meu. Sua cópia (pirata) estava com defeito e ele queria usar a minha pra avançar no jogo e continuar com seu próprio dvd depois. No momento que entreguei a caixa do jogo ele me disse que nunca tinha tocado numa caixa de jogo original de PS2 na vida.

Fora as conversas do dia a dia. As pessoas contando como compraram filmes que nem sairam no cinema por menos de R$ 10 no camelô ou seriados que baixaram na Internet e assistiram antes de quem paga por TV por assinatura. Tudo com naturalidade. Como se estivessem falando do sorvete que compraram na padaria e não de uma atividade criminosa.

E nós, que quero crer não somos minoria, ficamos ali, ouvindo o quanto quem escolhe não incentivar a ilegalidade é trouxa. Eles dão a impressão de que vc deveria sentir vergonha porque escolhe fazer o que é certo, o que é ético. Não deveria ser o contrário? Quem comete um crime se esconde. O sujeito matou, foge. Roubou, se esconde. Se é preso aparece escondendo a cara na reportagem do jornal. A última vez que olhei pirataria era crime. Por que não a mesma vergonha?

Eu ouço algumas pessoas se justificando dizendo que tudo é muito caro e tem até os cara de pau que posam de revolucionários dizendo que fazem isso porque acesso a cultura e informação é direito de todos e compram piratas pra protestar. Eu, particularmente, penso assim: tá caro? Não compro. Acesso a cultura e informação? Balela. As bibliotecas, locadoras e a internet estão aí. E mesmo que seja necessário revisitar questões como direito autoral e impostos (e eu acredito que é necessário) para reduzir preços e aumentar o acesso, a lei tal qual ela é tem que ser cumprida. Vamos protestar e tentar mudar mas enquanto for ilegal consumir pirataria vamos seguir a lei.

Quando se compra de um camelô ou se baixa uma cópia não autorizada da internet, as pessoas que deveriam receber um justo retorno financeiro pelo trabalho que tiveram não o recebem. Quem ganha é qualquer outro, com qualquer agenda sinistra que ele tenha e todos perdemos.

O ilegal é que deveria ser surreal...

4 comentários:

  1. Pois é, meu caro.
    Nós é que somos otários.

    ResponderExcluir
  2. AHHHH TROXAAAAAAAAA !!!! GASTO MENOS E JOGO MAIS DO QUE VOCÊÊÊÊÊ!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, meu caro Anônimo, vc pelo menos fez o que imagina-se que alguém que comete um crime faria: se esconde. De repente, ainda há esperanças. Primeiro a vergonha, depois o arrependimento e finalmente as pessoas deixam de financiar a ilegalidade.
    Mas tenho certeza de vc joga mais e gasta menos e isso absolutamente não faz diferença pra mim. Gasto o que posso e jogo o que tenho tempo pra jogar, fico em paz com minha consciência e estou bem assim ;-)

    ResponderExcluir
  4. Moleque idiota é isso mesmo. Só quando o crime bater na porta desse "Anônimo" é que ele vai enxergar o que está financiando. O jeito é torcer para 2012 chegar logo!

    ResponderExcluir

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.