terça-feira, 19 de maio de 2009

Direto ao ponto.

Por motivos profissionais, moro no interior de São Paulo. Minha cidade natal fica na Baixada Santista. Minha família e meus amigos estão todos por lá. No último feriado, minha esposa e eu viajamos para nossa cidade e tentamos juntar os amigos de antigamente. Mais de 25 emails foram trocados entre 10 pessoas. Nenhum encontro saiu apesar de toda a boa intenção.

Vou abrir esse que é meu terceiro blog falando um pouquinho de comunicação. Porque escolhi esse assunto?
Bom, semana passada eu me rendi ao Twitter. Se é modismo ou tendência não importa muito agora mas o Twitter é visto como um novo fenômeno de comunicação da internet. Cada vez mais pessoas estão falando dele. Desde o Fantástico até o pessoal do Jovem Nerd.

Na época da faculdade, algum professor nos falou que comunicação implica em emissor, receptor e mensagem. Não me lembro se nessa teoria básica de comunicação ele falou do meio mas de qualquer forma o que não falta hoje em dia são meios: desde o ar carregando o rufar de tambores ou o som da sua voz até toda a parafernália que a Internet nos coloca a disposição.

Assim como um dia o email foi uma revolução da comunicação hoje o Twitter atrai cada vez mais pessoas, empresas e até gigantes de formas mais tradicionais de comunicação. Ele funciona em cima do conceito de micro-blogging - é o blog mas em versão miniatura. E isso já faz dele uma revolução em cima de outra revolução.

Isso tudo é muito interessante e divertido mas nos leva a velha discussão sobre meio e mensage. Os problemas começam quando a mensagem não é lá muito importante ou, talvez pior ainda, a mensagem é importante mas o meio não é adequado. Com meus amigos foi o que aconteceu. A mensagem se perdeu e nada aconteceu. Ficou tudo na boa intenção.

Também resta saber se o que dizem sobre redes sociais e Web 2.0 e a substituição de blogs e emails por micro-blogging também não passa de mais um dos modismos que a Internet ajuda a criar e esquecer (alguém lembra do Second Life?).

Voltando a histórinha: fim de semana passado voltamos a nossa cidade. Nós não só nos encontramos pra bater papo no Shopping no Sábado a noite com os amigos todos daquele feriado como ainda organizamos um churrasco de última hora que rolou logo naquele domingo. Um casal de amigos nossos de São Paulo ficou sabendo e também apareceu no churrasco. O encontro de sábado foi acertado com algumas msgs instantanêas e dois ou três telefonemas e o churrasco saiu em cinco minutos de conversa cara a cara.

O que (re)aprendi com isso: encontre o jeito certo e sua mensagem chegará até o seu destino. De preferência, keep it simple!

------
Autor da Imagem: Mysterious Mimir
Image used by Creative Commons License Share-Alike License 2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.