terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Acho que não estou passando muito bem...

Vi uma coisa engraçada no Twitter. Uma pessoa que sigo reretuitou (!) o Twitt de pessoa A pedindo orações pra pessoa B, seu conhecido e pelo jeito colega, que estaria no pronto socorro. O tom é alarmista e o post começa com algo como "tenho uma notícia muito triste..."

Pessoa A parece ser blogueiro e jornalista. Pessoa B, jornalista. Nunca havia ouvido falar nem de um nem de outro. Li um pouco do Twitter dos dois. Não segui nenhum deles.

Algumas horas depois, lembrei do causo e, chame de preocupação com o próximo ou curiosidade mórbida, voltei a visitar o Twitter de Pessoa B.
Parece estar melhor, ainda bem. Passou a noite no hospital mas, até sairem os resultados dos exames pelo menos, não foi nada de mais. Pelo jeito ela não se sentiu bem ou algo assim.

Eu particularmente achei um pouco precipitada e até alarmista a atitude de Pessoa A de gritar incêndio sem saber se era o arroz queimando ou o prédio tomado pelas chamas mas esse não é exatamente o ponto. O que realmente achei interessante é que eu me abalei a procurar informações de duas pessoas que não conheço por causa dessa "notícia muito triste".

Dava pra falar de como o espírito humano é atraído por esse tipo de notícias por uma bondade natural ou por pura "sede de tragédia" e filosofar bastante mas como não sou filosofo e tenho certeza que gente mais competente já perdeu a juventude analisando isso me atenho a uma questão mais prática: quantos seguidores Pessoa A e Pessoa B conseguiram com essa notícia?

Eu não tenho motivo nenhum pra afirmar e não estou afirmando que isso foi feito de propósito (a preocupação de A parecia legítima e acho que B não Twittou nada sobre isso enquanto tava no PS) mas não consigo evitar pensar em quantos movimentos são feitos numa direção pra se conseguir algum retorno indireto -- mesmo que não intencionalmente. Se algumas pessoas no Twitter perceberem esse episódio vai ser um tal "puxa, não estou legal" pra cá e pra lá...

Eu mesmo não tô me sentindo lá muito bem hoje. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.