sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mais três da longa e triste série de "avisos que não deveriam ser necessários".

Final de ano, férias da molecada, feriados, praia lotada e... avisos que só existem porque alguns de nós não tem educação nem respeitam a lei e o próximo.

1. Shhh...

... a música pode até ser legal mas estamos tentando conversar aqui.

Sério mesmo, galera, precisava pedir isso? Eu achava que, a essa altura, a gente já soubesse que ninguém é obrigado a ouvir as nossas músicas, o barulho excessivo dos nossos veículos desregulados ou nossas conversas. Bom senso, pessoal. Não é um velório mas também não precisamos abusar.

Eu sei que ninguém carrega aparelhos pra medir o barulho que faz mas acho que o bom senso ajuda. Se você precisa gritar pra pessoa que está do seu lado no carro te ouvir talvez seja hora de abaixar o volume. E, passou das 22, silêncio. Lembre-se, não é porque você está de folga no dia seguinte que os seus vizinhos também estão.

Já já vão colocar avisos pras pessoas fazerem silêncio quando estiverem passando em frente à hospitals.

Oh wait.

2. Siga a Lei & 3. Sujou, limpou.

O que não dá pé é essa onda de ter que repetir o que já devia ser hábito de todos nós.

Essas são campeãs em duas categorias: importância e frequência. Entra ano, sai ano e a gente é bombardeado pelas mesmas mensagens e, apesar de haver melhora aqui e ali, continuamos morrendo nas estradas por excesso de velocidade e emporcalhando o lugar que é de todos.

É impressionante que as pessoas ainda tenham que ser lembradas do que deveriam ter aprendido nos CFCs da vida: limite de velocidade, sinalização, pedestres, tudo isso tem que ser respeitado. É quase surreal que a gente ainda precise de avisos que poderiam ser resumidos em: "viu, existem leis e você tem que cumpri-las".

E a sujeira então? Eu juro que queria saber se as pessoas que emporcalham as praias e as ruas ficariam felizes se alguém despejasse lixo no jardim delas.

Esse lixo.

E é impressionante a falta de noção de causa e efeito: "se eu não dirigir de acordo com as leis eu posso vir a ser multado ou posso me envolver num acidente" ou "se eu jogar lixo aqui eu posso acabar contribuindo com entupimentos que vão virar enchentes". E mesmo que nada disso aconteça, o que aconteceu com ser ético, educado, responsável e respeitar as leis por que é bacana ? Qual é a dificuldade nisso?

Meus parabéns à Prefeitura Municipal de Praia Grande e à Polícia Militar pela campanha de conscientização. O problema não é a campanha: é fato de que existem pessoas que ainda dão motivos para ela ser feita.

Créditos:
  • As fotos das faixas foram tiradas por mim. Até eu descobrir que licença usar, pode copiar e usar a vontade. Só me dá um crédito, vai.
  • A placa de silêncio foi tirada da Wikipedia do usuário Andrevruas (que não tem nada a ver com esse post aqui). Veja a página da foto para detalhes sobre licença.
  • O aterro sanitário também foi retirado da Wikipedia do usuário Leslie (que não tem nada a ver com esse post aqui). Veja a página da foto para detalhes sobre licença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.