segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Android: um pouco do que aprendi até agora.

Sou o feliz proprietário de um smartphone com o Android 2.1, o sistema operacional para dispositivos portáteis criado pela Google.

A primeira coisa que aprendi é Android Market é meu amigo. É dele que baixo a maior parte das aplicações que instalei no meu aparelho. Existem outras fontes de apps pro Android mas o Market tem aplicativos que, em tese, seguem alguns critérios aprovados pela Google e teoricamente não deveriam dar problema.

A segunda coisa que notei: Android é para fuceiros preparados pra problemas de versão, compatibilidade e ocasionais crashes. Se você não tem pique pra isso eu lhe recomendo um iPhone.
Explico: a Apple tem que se preocupar apenas com o próprio hardware então, a não ser que você tenha um aparelho muito antigo, todas as atualizações devem valer pra qualquer iPhone. O Android é aberto pra qualquer hardware. Isso significa que os desenvolvedores tem mais trabalho pra testar e implementar aplicações logo, ocasionalmente, você vai trombar com apps que não rodam no seu aparelho. Mas não se assuste: isso não acontece com frequencia.

Na verdade, eu sabia disso antes de comprar o aparelho e aceitei isso de bom grado como o preço a pagar por uma liberdade maior do que a que teria no iPhone.
 

Ao longo dos meses eu instalei uma série de aplicações. Algumas geniais, outras medíocres mas no geral encontrei muita variedade.

Se você está começando com um Android eu sugiro as aplicações abaixo. Elas devem te ajudar a ter uma idéia de com o Sistema Operacional funciona e a monitorar seu celular. Também sou novato então essa lista, que já aumentou bastante, deve ficar ainda maior:
  • GPS Test: aplicativo pra testar o gps do aparelho. Ele mostra coordenadas, altura e os satélites e intensidade de sinal de cada satélite além da precisão da sua localização.
  • Watchdog Lite: um aplicativo pra monitorar recursos de sistema como memória e cpu e matar processos fominhas de cpu.
  • Barcode Scanner (ou qualquer app do genero): muito útil pra usar a camera do celular pra ler links em QR Code.
  • O app oficial do Twitter.
  • Google Street View e Google Goggles.
  • Dropbox. Ele armazena seus dados em nuvem pra vc acessar de onde quiser.
  • Se você for fã de redes sociais: Facebook, orkut, SCVNGR e Foursquare.
  • Netcounter: ele mostra o quanto vc consome de banda.
  • Leitores de ebooks como o Kindle e o eReader.
  • Angry Birds, um jogo casual absolutamente viciante!
  • Se você curte astronomia ou quer se sentir como se estivesse num filme de ficção cientifica: Google Sky Map
  • Documents to Go é uma suite de aplicativos office. Na versão grátis, ele abre para visualização arquivos Word, Excel, Powerpoint e PDF. Na versão paga, ele permite a criação e edição de arquivos em todos os formatos menos PDF, sincronização com desktope e acesso a Google Docs.
O segredo para achar bons apps é fuçar o Android Market, visitar fóruns e pegar dicas com outros usuários. Divirta-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante - Leia
Eu não sou responsável pelos comentários feitos por terceiros neste blog. Cada comentário é de responsabilidade da pessoa que o fez e eu não tenho meios de identificar as pessoas que escolherem fazer comentários anônimos ou que derem falsas informações de contato.

Não faço moderação antecipada dos comentários mas leio cada um deles posteriormente e não serão tolerados comentários*:

- com conteúdo preconceituoso (seja de cor, nacionalidade, preferência sexual, religião, classe social, político, etc.);
- ofensivos e de baixo calão;
- irrelevantes ao tópico;
- que façam algum tipo de propaganda não solicitada;
- que desrespeitem a lei ou incentivem o desrespeito a lei.

Tais comentários serão apagados.

Todo assunto pode e deve ser discutido, comentado e contestado. Apenas use o bom senso e o respeito.

* Essas regras podem mudar a qualquer momento.